Você sabe o que significa cada métrica do Instagram e pra o que servem?⁣⁣
⁣⁣
Curtir, comentar, salvar e compartilhar são métricas muito uteis para te ajudar a medir o alcance de marca dentro do Instagram, porém, devem ser analisadas juntas e dentro de um contexto, pois, separadas não dizem muita coisa.

  • Facebook
  • Pinterest


Por exemplo, ao só analisar as curtidas, você deixa de lado as outras métricas de engajamento e não analisa o todo. É como se olhasse só para um dos retrovisores do carro sem considerar os outros.

Agora, vou te deixar com este resumo que fiz de cada uma para que você possa tirar suas conclusões e consiga interpretar cada métrica de acordo com o seu objetivo

Curtir

Gostou do post, mas não necessariamente leu. Há amigos e parentes que curtem pra dar uma força. Há bots (robôs) que curtem X posts pra automação funcionar.

A métrica curtir é muito utilizada para medir alcance, mas atente-se para não priorizar somente ela

Comentar

É a métrica mais “confiante” para medir resultado de diálogo entre seus seguidores e sua marca. Falar sozinho não é legal, não é mesmo?

Comentar demanda esforço e leitura sobre o que está sendo dito, portanto, ela assegura que uma boa parte seja real e que sua marca está alcançando mais pessoas. Mas, não se engane, há robôs que comentam nas fotos para gerar automação e ela sozinha não diz muita coisa. Além dos comentários em si, considere também as marcações no seu post.

Compartilhar

Seu conteúdo é tão bom que a pessoa quis compartilhar com sua audiência e amigos específicos [no caso de envios por inbox]

É uma ação que atrai muitos seguidores que clicam no conteúdo compartilhado pelo amigo [via stories ou inbox] e se interessam pelo o que você tem a dizer.

É uma métrica interessantíssima para medir a sua comunidade.

Salvar

Há quem diz que ela tem o maior peso, será?

Quem salva seu post pode ter inúmeras intenções como, por exemplo, colocar em uma pasta do que NÃO fazer.

É uma métrica bacana para medir a relevância do conteúdo, porém, não há como saber a real intenção por trás do salvamento.

Conclusão

As métricas apresentadas são uma forma de medir a marca e sua relevância.

Por mais que sejam consideradas de vaidade, não as subestimem, são importantes dentro do contexto ao todo, principalmente quando falamos de marca. É muito importante que você analise, pois, algumas métricas são obscuras quanto a intenção real, como a métrica de salvamento e compartilhamento.

Lembre-se de estabelecer objetivos onde medi-las faça sentido e visualize o conjunto para não cair no canto da sereia que diz que X métrica tem mais peso, ou que somente ela tem importância. Tudo vai depender do objetivo que você tem e se o significado de cada uma encaixa no seu contexto.

⁣⁣Foto de cottonbro no Pexels
⁣⁣
💗 Estou com agenda aberta para gerenciamento e consultoria. Que tal trabalharmos juntos? Entre em contato!

Pin It on Pinterest

Share This